2 - Formas de planejar seu negócio. Qual é sua?

    Como vimos na postagem anterior, negócios nascem para solucionar problemas e os transformam em oportunidades de empreender e capturar valor. Vimos também que quando este processo de se criar um negócio é organizado de forma estruturada, com um planejamento capaz de prever risco e vislumbrar oportunidades, as chances de aumentar tal captura e alcançar o sucesso se tornam mais cristalinas.
    Aliás, quando falamos em organização, remetemos a modelos de produção que nortearam negócios mundo a fora, em especial o setor industrial, com destaque para Taylorismo, o Fordismo e o Toyotismo. Este último, criado na multinacional japonesa Toyota, trouxe para o cerne da produção a preocupaçã com a qualidade, a flexibilização da produção, o uso da robótica, o trabalho em equipe e, em especial, uma organização em prol da redução de custos e otimização de resultados. Surgiu a indústria inteligente, com foco na gestão dos processos para busca de soluções rápidas para os problemas que surgirem, criando, inclusive novas ferramentas de gestão e quebrando o paradigma fordista que predominava até então.
https://pixabay.com/photos/car-corolla-touring-toyota-traffic-7561378/ 
Caso queira conhecer os principais modelos de produção, acessem o link para assistir uma videoaula que criei sobre o tema:

    As inovações trazidas pelo Toyotismo, também impulsionaram o desenvolvimento do empreendedorismo, principalmente do ponto de vista da organização, na redução de custos e na preocupação com a qualidade. Dentro destas contribuições, está a abordagem de organização enxuta, que permeia o universo das startups, que foca os objetivos da organização no planejamento e no empreendimento, acelerando o processo de conhecimento. A abordagem enxuta difere da tradicional, que foca a organização no plano de negócios. Assim, enquanto uma startup, de abordagem enxuta, objetiva em criar um modelo de negócio lucrativo e replicável (temporário e assumindo riscos), a abordagem tradicional foca num plano de negócios que se baseia em uma ideia que muitas vezes se apresenta pouco flexível e menos aberto a sugestões, afinal é preciso seguir o plano empreendedor. Um dos aspectos trazidos pela abordagem enxuta, além da modelagem de negócios, é o Ciclo de Feedback, que tem como principal ferramenta o MVP. Para conhecer um pouco destes dois conceitos, assista ao vídeo abaixo do canal Educamind Academy:

 

    A partir das respostas obtidas pelo ciclo de feedback e suas ferramentas, correções podem ser feitas na estratégia do negócio em prol do seu sucesso. Essas correções são denominadas pivô, pois dão uma novo rumo a ser seguido a partir das análises realizadas com os consumidores.
    Para terminar, vamos aprofundar o conteúdo?

Acesse o link abaixo e tente escapar da prisão com as informações deste post. Aprenda mais com este desafio.


Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas Vindas!

 Olá, como vai?      É muito bom ter você aqui! Seja bem-vindo ao meu blog!😉      Meu nome é Ernane Tavares Milagre, graduado em Geografia ...