3 - Para quem quero empreender? Meu público, meu alvo.

     Como já vimos nas postagens anteriores, para que um negócio tenha sucesso é fundamental que este seja uma solução de algum problema na sociedade e que esta solução se transforme em valor que retorne de alguma forma ao empreendedor.

    Para que isso ocorra, é fundamental conhecer para quem seu negócio gera valor, ou seja, o seu público-alvo. 


      Uma das formas mais eficientes de definição de público-alvo é o modelo STP, sigla que vem do inglês, mas, predominantemente, quer dizer “Segmentação, Alvo e Posicionamento”. Caso seja bem aplicada, essa estratégia pode gerar bons resultados para uma empresa. Com olhar de empreendedor, segmentar significa definir o recorte do mercado que seu negócio pretende atuar (S); o público a se tornar ALVO (T) e o posicionamento (LEMBRANÇA) que quer conseguir com este público (P).

    O uso desta ferramenta te permite alinhar a identificação de um segmento de mercado relevante, com a definição do público-alvo e a construção de estratégias que posicionem o negócio para esse público-alvo definido.

    A partir daí, é necessário o exercício da EMPATIA, ou seja, se colocar no lugar do consumidor para mensurar o valor que ele dá a seu negócio e, assim, posicionar bem seu negócio.


    Para isso, uma das ferramentas que podem ajudar é o MAPA DE EMPATIA, criado por Dave Gray, fundador da consultoria Xplane, estimula o pensamento visual (“visual thinking”), criando uma estrutura que ajuda no exercício da empatia. Veja o esquema abaixo:

Fonte: Mapa de Empatia: O que é - O Analista de Modelos de Negócios (analistamodelosdenegocios.com.br)














    O mapa de empatia deve ser feito em equipe, para estimular trocas que ajudem a aprofundar o conhecimento sobre nossos consumidores, seus anseios e necessidades (público-alvo).

    Que tal brincar com um modelo online de mapa de empatia. Acesse link o abaixo, faça um cadastro e acesse os dois modelos existentes: https://lucid.app/documents#/dashboard

    Outra ferramenta que ajuda na definição do seu público é a Personauma representação fictícia de um grupo social. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações, ou seja, ela deve representar o seu público-alvo, com seus anseios, desejos e necessidades. 


Conheça um gerador virtual de persona. Acesse link o abaixo, faça um cadastro e crie uma persona com características de seu público-alvo: https://app.jornio.com/persona

    Além do Mapa de Empatia e da Persona, o empreendedor pode fazer uso de outras ferramentas como: pesquisas de mercado, relatórios, observações, etc.

    Conhecendo bem seu cliente é possível estabelecer estratégia direcionadas a ele ou a potenciais clientes. Como:

  • Uso chatbots
  • Programas de Cashback e pontos.
  • Pós vendas
  • Diferentes tipos de marketing e canais variados(tv, redes socias etc.) 

    Estas estratégias devem ter objetivos bem definidos:

  • Aumentar cartela de clientes
  • Fidelizar clientes
  • Aumentar vendas, etc.

Fonte: imagen png - imagen transparente descarga gratuita (freepng.es)

Abaixo, deixo um micro-vídeo de um trabalho que fiz no curso Foremp/UFF sobre os assuntos abordados no post:



Após, que tal realizar um exercício de reflexão para definir o SEU público-alvo. Acesse o formulário e responda.

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