Como já vimos nas postagens anteriores, para que um negócio tenha sucesso é fundamental que este seja uma solução de algum problema na sociedade e que esta solução se transforme em valor que retorne de alguma forma ao empreendedor.
Para que isso ocorra, é fundamental conhecer para quem seu negócio gera valor, ou seja, o seu público-alvo.
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O uso desta ferramenta te permite alinhar a identificação de um segmento de mercado relevante, com a definição do público-alvo e a construção de estratégias que posicionem o negócio para esse público-alvo definido.
A partir daí, é necessário o exercício da EMPATIA, ou seja, se colocar no lugar do consumidor para mensurar o valor que ele dá a seu negócio e, assim, posicionar bem seu negócio.
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Fonte: Mapa de
Empatia: O que é - O Analista de Modelos de Negócios
(analistamodelosdenegocios.com.br) |
O mapa de empatia deve ser feito em equipe, para estimular trocas que ajudem a aprofundar o conhecimento sobre nossos consumidores, seus anseios e necessidades (público-alvo).
Que tal brincar com um modelo online de mapa de empatia. Acesse link o abaixo, faça um cadastro e acesse os dois modelos existentes: https://lucid.app/documents#/dashboard
Outra ferramenta que ajuda na definição do seu público é a Persona, uma representação fictícia de um grupo social. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações, ou seja, ela deve representar o seu público-alvo, com seus anseios, desejos e necessidades.
Além do Mapa de
Empatia e da Persona, o empreendedor pode fazer uso de outras ferramentas como:
pesquisas de mercado, relatórios, observações, etc.
Conhecendo bem seu cliente é possível estabelecer estratégia direcionadas a ele ou a potenciais clientes. Como:
- Uso chatbots
- Programas de Cashback e pontos.
- Pós vendas
- Diferentes tipos de marketing e canais variados(tv, redes socias etc.)
Estas estratégias devem ter objetivos bem definidos:
- Aumentar cartela de clientes
- Fidelizar clientes
- Aumentar vendas, etc.
Fonte: imagen png -
imagen transparente descarga gratuita (freepng.es)
Abaixo, deixo um micro-vídeo de um trabalho que fiz no curso Foremp/UFF sobre os assuntos abordados no post:
Bons Estudos!
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